top of page

O professor

 

Professor concursado no Departamento de Filosofia da UFRN desde 1985, José Ramos sempre se caracterizou pelo seu estilo inovador e experimentalista. Logo que assumiu a cátedra introduziu novas metodologias didáticas visando resgatar o amor ao saber entre os alunos e suscitar a admiração e o espanto diante do conhecimento.  

 

Contudo, indo mais além, percebeu que à pedagogia incumbe não apenas propiciar o conhecimento de conteúdos e a aquisição de habilidades, mas também o autoconhecimento do aluno. Para que haja o reconhecimento recíproco, o texto deve tornar-se um instrumento, um espelho, um veículo mediador do autoconhecimento do aluno. O aluno só reconhecerá o valor do texto para si quando, a partir dele, possa também nele reconhecer-se e esse seu desejo ser reconhecido pelo educador.

 

Seus experimentos o levaram a desenvolver uma nova metodologia chamada de Pedagogia Clínica, que é terapêutica na medida em que lida com a transferência com finalidades didáticas, atentando para a o autoconhecimento do sujeito e a ativação do desejo de saber.

 

Para José Ramos, o processo educativo é um verdadeiro ritual iniciático, onde a aquisição de conhecimentos anda em sincronia com o autonhecimento do aluno. Um apanhado de sua contribuição no campo da pedagogia está sendo desenvolvido e sairá em breve sob o título: A Farmácia Filosófica: uma introdução à Pedagogia Clínica da Filosofia. 

bottom of page